sexta-feira, 25 de março de 2011

Meu 25º mundial de F1


Amanhã, ou melhor, na próxima madrugada começa mais um campeonato mundial de F1. Carros novos, alguns pilotos estreantes, e sempre a dúvida: Qual carro, qual piloto vai se destacar no ano? Algumas das dúvidas mais intrigantes, eu me arrisquei a responder mas só o tempo dirá se essas respostas foram corretas.
Particularmente, me lembro de alguns momentos do campeonato de 1986, e então comecei a acompanhar mais de perto a F1 a partir do ano seguinte e posso concluir com esse rápido flashback que está se iniciando o meu 25º campeonato mundial. Nesse "tempinho", vi 13 campeões mundiais diferentes. É o suficiente para dizer que pouco espero desse mundial. Saudosismo? Sim:
- Adorava ver carros um tanto diferentes uns dos outros, de forma que, bastando ver sua silhueta, era possível distinguir uma equipe da outra. Hoje em dia, os carros são quase todos idênticos, um detalhe ou outro diferente só.
- Vibrava (ou morria de raiva) quando um cara que estava vencendo, ficava sem gasolina, ou quebrava poucas voltas antes do fim. O piloto precisava poupar equipamento, e isso era garantia de emoção para o espectador, que só teria certeza da vitória de um piloto na bandeirada final. Hoje, os carros são monitorados dos boxes e o piloto só atende a ordens dentro do carro: “pisa, alivia, muda mistura, etc.”
- Gostava de ver ultrapassagens, pilotos batendo roda, defendendo posição. O que acontecia na pista, era resolvido na pista. Hoje, defender posição é praticamente proibido na F1
Sendo assim, reafirmo que pouco espero em termos de emoção nesse ano na F1. Talvez (só talvez) essa história da asa móvel possa trazer algumas ultrapassagens a mais, mas só o tempo dirá. Alguns tais pneus Pirelli também são incógnitas, que podem trazer algumas dúvidas em um ou outro GP, mas quero ver umas 4 corridas antes de dialogar com o amigo internauta.
Mas e você? Quantos mundiais já assistiu? Tem saudades de que? Espero seu comentário, aí logo abaixo!



Acesse também: www.automobilismopaulista.net

Nenhum comentário: