sexta-feira, 8 de abril de 2011

Bandeiras amarelas no Café: Vai dar merda...

Primeiro foi aquela pancada do Alonso, em 2003. Depois, a perda do Sperafico, e agora o Sondermann se foi. A Curva do Café está colecionando vidas. Isso sem contar os óbitos sem expressão, sem visibilidade da imprensa. Segundo o grande campeão e agora, dirigente da CBA, Paulo Gomes, houve ainda mais 2 mortes recentes no motociclismo, lá, no mesmo local.

Já dei algumas voltas em Interlagos e dois pontos do circuito são verdadeiras lombadas cegas: O primeiro ponto é a curva do Laranja. Não se vê nada. Mas não é crítico, pois a área de escape é boa. O segundo, óbvio, é a curva do Café. Dá medo sair da junção e enfiar o pé. Lembro que em uma das vezes que andei lá, a pista estava em obras, e como não via nada, não acelerei ao sair da junção. Subi a uns 50km/h com receio de ter algum caminhão parado, fazendo algum serviço.

Claro que esse meu depoimento acima é só a impressão que tive, ao "passear" por lá com meu carro de rua, devidamente não-autorizado, o que me dava ao luxo de atingir qualquer baixa velocidade sem risco, mas numa corrida, "a coisa pega" e tirar o pé porque a curva é cega é algo que não passa pela cabeça de um piloto.

Como "regra", ficou estabelecido que nos postos de sinalização próximos da "curva da morte" vão ficar o tempo todo sendo acionadas bandeiras amarelas, o que imperirá ultrapassagens no local. O argumento é que, se não há disputa de posição, o risco de toque é muito menor, o que também minimizaria a quantidade de acidentes no local. Mas vejo aí um risco terrível: o de se ter bandeira amarela sem motivo, e por toda uma corrida.

Pense comigo: Você é o piloto de uma categoria de grid grande, e largou no fundo para uma corrida de 15 voltas. No briefing, você foi alertado que lá sempre terá bandeira amarela e não pode ultrapassar. Acontece a largada, e na primeira volta, está tudo certo, todos passam pelo trecho "amarelado" sem problemas. E vem a segunda volta, a terceira, e assim a corrida segue. Lá pela 13ª volta, acontece algo com o segundo colocado, por exemplo. Sei lá, um pneu decapa e ele vai pro muro. Quais serão as bandeiras agitadas? As amarelas, que sempre estiveram lá... e aí, fica um carro atravessado na pista, com bandeiras amarelas sendo agitadas e você chega. Vê as bandeiras, e nada mudou, correto? Elas sempre estiveram lá, então continuam, e você só não deve ultrapassar e.... de repente, um carro atravessado na sua frente!!

O leitor conseguiu visualizar onde eu quero chegar? Teremos acidente sem sinalização, pois a mesma sinalização que vem dada volta após volta com pista livre, será dada com pista bloqueada...

Tenho medo. Não quero nem pensar numa situação dessas.

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