sexta-feira, 8 de abril de 2011

Bandeiras amarelas no Café: Vai dar merda...

Primeiro foi aquela pancada do Alonso, em 2003. Depois, a perda do Sperafico, e agora o Sondermann se foi. A Curva do Café está colecionando vidas. Isso sem contar os óbitos sem expressão, sem visibilidade da imprensa. Segundo o grande campeão e agora, dirigente da CBA, Paulo Gomes, houve ainda mais 2 mortes recentes no motociclismo, lá, no mesmo local.

Já dei algumas voltas em Interlagos e dois pontos do circuito são verdadeiras lombadas cegas: O primeiro ponto é a curva do Laranja. Não se vê nada. Mas não é crítico, pois a área de escape é boa. O segundo, óbvio, é a curva do Café. Dá medo sair da junção e enfiar o pé. Lembro que em uma das vezes que andei lá, a pista estava em obras, e como não via nada, não acelerei ao sair da junção. Subi a uns 50km/h com receio de ter algum caminhão parado, fazendo algum serviço.

Claro que esse meu depoimento acima é só a impressão que tive, ao "passear" por lá com meu carro de rua, devidamente não-autorizado, o que me dava ao luxo de atingir qualquer baixa velocidade sem risco, mas numa corrida, "a coisa pega" e tirar o pé porque a curva é cega é algo que não passa pela cabeça de um piloto.

Como "regra", ficou estabelecido que nos postos de sinalização próximos da "curva da morte" vão ficar o tempo todo sendo acionadas bandeiras amarelas, o que imperirá ultrapassagens no local. O argumento é que, se não há disputa de posição, o risco de toque é muito menor, o que também minimizaria a quantidade de acidentes no local. Mas vejo aí um risco terrível: o de se ter bandeira amarela sem motivo, e por toda uma corrida.

Pense comigo: Você é o piloto de uma categoria de grid grande, e largou no fundo para uma corrida de 15 voltas. No briefing, você foi alertado que lá sempre terá bandeira amarela e não pode ultrapassar. Acontece a largada, e na primeira volta, está tudo certo, todos passam pelo trecho "amarelado" sem problemas. E vem a segunda volta, a terceira, e assim a corrida segue. Lá pela 13ª volta, acontece algo com o segundo colocado, por exemplo. Sei lá, um pneu decapa e ele vai pro muro. Quais serão as bandeiras agitadas? As amarelas, que sempre estiveram lá... e aí, fica um carro atravessado na pista, com bandeiras amarelas sendo agitadas e você chega. Vê as bandeiras, e nada mudou, correto? Elas sempre estiveram lá, então continuam, e você só não deve ultrapassar e.... de repente, um carro atravessado na sua frente!!

O leitor conseguiu visualizar onde eu quero chegar? Teremos acidente sem sinalização, pois a mesma sinalização que vem dada volta após volta com pista livre, será dada com pista bloqueada...

Tenho medo. Não quero nem pensar numa situação dessas.

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sexta-feira, 1 de abril de 2011

Enigma 02/2011

Continuando. Serão postados enigmas aqui, valendo pontos. Quem fizer mais pontos até o final do ano, leva pra casa um prêmio (tenho 1 ano pra pensar o que vou dar)

Vamos lá.

A foto:


Nome: (vale 2 pt)
Qtd Títulos mundiais de F1: (vale 1 pt)
A história mais fantástica sobre sua carreira: (vale 4 pts)

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Massa: Como será 2011?

Massa começou bem 2010, estava na frente do espanhol Fernando Alonso até que chegou o GP da China. Se você não se recorda, Massa foi ultrapassado por Alonso na entrada dos boxes. Conforme análise de Diego Maulana, ficou sabendo ali quem mandava no território.

Parece ter sido psicologicamente massacrado pela Ferrari e o espanhol. A pá de cal foi, sem dúvida, o GP da Alemanha, onde Felipe liderava, mas veio a famosa frase "faster then you"


Começa 2011 e apesar da ótima largada que fez, não segurou Alonso e já está perdendo de 1x0 para o "companheiro" de equipe.

É... Eu não apostaria fichas no brasileiro, por mais que eu torça pra ele.

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