quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Conheça Fuji

O vídeo abaixo mostra o traçado atual do próximo GP de F1, com carros fórmula-alguma-coisa antigos.

Vale a pena.


quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Dança das cadeiras

Alonso fica na rachada McLaren ou volta pra Renault? Ou ainda, vai pra Ferrari no lugar do Massa? Mas e aí, o Massa vai pra onde? Toyota?
E o Nelsinho Piquet? Estreia na F1 pela Renault? Mas se o Alonso voltar, ocupa a vaga dele... Williams seria a casa do estreante tupiniquim então?

Muitas apostas, mas só apostas mesmo.

A única certeza é que nenhum dos pilotos de ponta assina nada antes de Alonso "se decidir". Afinal, ele é o único homem com título na atual F1...


Hoje na F1:


1943 nascia Tim Schenken born
1953 Roy Salvadori vencia a corrida extra-campeonato Madgwick Cup
1959 Stirling Moss vencia a corrida extra-campeonato Gold Cup
1993 Michael Schumacher vencia o GP de Portugal
1999 Johnny Herbert vencia o GP da Europa
2004 Rubens Barrichello vencia o GP da China

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Márcio Rocha outra vez

Tá virando rotina! Márcio Rocha vence novamente!

Segunda vitória consecutiva e a briga pelo vice-campeonato esquentou pra valer. Somente 5 pontos separam Adalberto de Márcio, restando ainda 3 provas para o encerramento da temporada.

Após uma classificação não tão perfeita, Rocha alinhou o kart abrindo a segunda fila, na terceira posição, o que não traria a princípio muita expectativa de vitória, visto que o virtual campeão Rafael Rossi havia cravado a pole e Adalberto Althoff fechava a primeira fila.

Mas os Deuses do autobobilismo estavam de bem com Márcio e o colocou em segundo logo na largada, dada a péssima largada do tricampeão que fez a primeira curva em quarto e, após ser tocado caiu pra último lugar. Rafael abria vantagem considerável, seguido por Márcio e Rogério quando o cabo do acelerador se soltou e fez com que caísse da liderança ao quinto lugar. E a corrida recomeçou para Rossi. Um a um foi ultrapassando até conseguir um merecido segundo lugar, na última volta, colocando Rogério em terceiro, que exibiu orgulhoso sua primeira medalha de bronse, após batalha belíssima com Adalberto, durante mais de dez voltas.

Bela corrida, com belos pegas. E a décima etapa não deve ser diferente, no Sonda mês que vem.

Fuji GP



Alguns arriscam palpites com relação a favoritismo da Ferrari ou Mclaren, mas eu não cairei nessa. Sem favoritos. Sem histórico. Histórico mesmo, é o circuito de Suzuka, com traçado fantástico, o único circuito que não é sentido horário nem anti-horário.

Mas a tentência da F1 é a busca por circuitos cada vez mais travados, mais parecidos com kartódromos, e esse de Fuji atende a essa "necessidade". Triste ver a categoria cada vez mais covarde e cada vez mais tentando reduzir velocidade ao aumentá-las...

Vai entender...




Hoje na F1:


1938 nascia Neville Lederle
1942 nascia Henri Pescarolo
1954 Stirling Moss vencia a corrida extra-campeonato Goodwood Trophy
1982 Michele Alboreto vencia o GP dos EUA
1983 Nelson Piquet vencia o GP da Europa
1988 Alain Prost vencia o GP de Portugal
1994 Damon Hill vencia o GP de Portugal

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Pit Babes

Comemorando duas mil visitas hoje.

Seu final de semana foi bom? Duvido ter sido melhor que isso!







segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Lenha na fogueira!

O clima esquentou de novo na McLaren após o GP da Bélgica. A manobra de Alonso na largada pra cima do companheiro de equipe foi brusca e visivelmente evitável.
Hamilton reclamou: "Acho estranho alguém que sempre reclama de manobras injustas agir dessa forma. Eu tentei a ultrapassagem, mas ele me empurrou para fora"
Alonso desconversou a princípio, mas se defendeu... "Não quero discutir e estou tranqüilo com o que todos têm a dizer. Na largada, tentei manter minha posição. Vi o Felipe Massa travando a roda e esperava ultrapassá-lo. Mas ele se recuperou e eu não consegui. Então continuei na mesma linha (mesma linha? deu uma espalhada imensa e desnecessária!) para fazer uma boa saída da curva. Vi Hamilton do lado de fora, ele usou uma parte que não é do circuito, uma parte segura para voltar para a pista e acabou lado a lado comigo. Não fiz nada de errado (claro, claro... eu e o mundo inteiro vimos que não...). É fisíca e lógica. Se você contorna a Eau Rouge do lado de fora, você tem que parar de acelerar"
É, gente. Essa briga só acaba no fim do GP do Brasil...

domingo, 16 de setembro de 2007

Definido no sábado

Nada mudou na corrida de hoje com relação ao qualify de sábado. Tudo como começou.

Corrida abaixo das expectativas no melhor circuito da F1. Valeu o zerinho de Kimi ao vencer.

O saldo positivo é que o campeonato deu uma emboladinha: 2 pontos separam Alonso do "estreante" Hamilton e Massa (autor da melhor volta da prova) a "apenas" 20 pontos do lider.

sábado, 15 de setembro de 2007

Derrota fora, derrota dentro...

Depois de ser derrotada no "GP de Paris" na última quinta feira, a McLaren acaba de ser pisoteada também dentro da pista.

Kimi larga na pole amanhã e Massa fecha a primeira fila.

Se a McLaren conseguir a façanha de perder esse título mundial de pilotos, é capaz do Ron Dennis fechar as portas do box e nunca mais aparecer em público...

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

13/09/2007: GP de Paris



Momento histórico.

O julgamento da FIA com relação ao caso de espionagem da McLaren, que foi chamado de GP de Paris dado a importância para o campeonato, terminou há pouco e tem o seguinte veredicto:

Perda de todos os pontos no mundial de construtores e multa de US$ 100 milhões. Isso não interfere no mundial de pilotos.

Ao menos, não acabou em pizza...

Mas é claro, cabe recurso. E isso me preocupa: se o recurso não for julgado antes da última prova do ano, a categoria máxima do automobilismo mundial não conhecerá a equipe campeã de construtores ao término do campeonato, e sim no tapetão com a divulgação do resultado do recurso.

Quanta bagunça...


segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Acredita em destino?

Fazia um bom tempo que não se via uma corrida tão perfeita, em termos de "enredo", como essa de Chicago. Última prova do campeonato, dois pilotos brigando pelo título, final de prova com os mesmos em primeiro e segundo.
Bandeira amarela a 5 voltas do final. Relargada a duas. Dario Franchitti em segundo, Scott Dixon (campeão da IRL em 2003) em primeiro. Nessas condições Dixon seria campeão. Dario atacou de todas as formas as últimas duas voltas, e quando parecia ser impossível a ultrapassagem, eis que o destino arrumou as coisas pro escocês: Faltou combustível no carro do campeão de 2003 e Dario, antes mesmo de cruzar a linha, ergueu o braço comemorando a vitória da prova e o título de campeão. Combinados, os prêmios para o piloto somaram 1,3 milhão de dólares.
O agora campeão Dario Franchitti já havia vencido a Indy500 por estar em primeiro quando começou a chover...
É destino ou não?

domingo, 9 de setembro de 2007

Alonso 10, Ferrari 0

Alonso de ponta a ponta, perfeito, está a apenas 3 pontos da liderança do mundial de pilotos. Mas sabe-se lá o que ocorrerá na quinta feira, quando novamente a McLaren será julgada por "trapaça"

Já a Ferrari, tentou uma asa traseira nova no carro do Massa que não deu certo, aparentemente quebrou e deixou o brasileiro parado no box na volta 8. Tentou também uma parada só com o fnlandês, que o colocou na segunda posição, mais de 2 segundos à frente do inglês estreante. Mas eles não contavam que o inglês é mago. Fez ultrapassagem fantástica no fim da reta e anulou toda a estratégia italiana

Que chegue a quinta-13...

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Pit Babes

Feriado alegre com a quarta edição das Pit Babes:





quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Caso McLaren

É, parece mesmo que a McLaren tem seus dias contados... regressiva em 8 dias...

A McLaren sofreu hoje uma nova ameaça de exclusão da temporada da Fórmula 1, após a FIA ter declarado receber (mas sem detalhes maiores) uma nova prova relacionada ao caso de espionagem envolvendo a Ferrari.

Não duvido que a equipe seja excluída da temporada...

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Podcast

A RTT, rádio do Forum MotorHome me deu a oportunidade de estrear no "mundo do áudio"

Clique aqui, ouça e comente. Pra que você se "localize", lá sou chamado pelo sobrenome, Althoff.

Spyker no bolo

Palavras do chefe de equipe, após o novo carro ter sido aprovado: "Nós podemos ver uma melhora no desempenho de corrida e classificação e, na Itália, se tudo trabalhar bem estaremos na luta entre as equipes do meio do grid. Gostaríamos que a evolução nos possibilitasse competir mais a frente, já que estávamos na posição onde nada acontece. Este é o início e há muitas áreas do carro que nós revisaremos. Há muito mais por vir. Passamos no teste de impacto na primeira tentativa após a prova de Istambul, e estamos confiantes. Ficamos desapontados por não estrear na Turquia, mas foi bom, pois tivemos mais sessões de testes"

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Mês nota mil

Primeiro mês de blog e atingimos a marca de 1000 visitas!


Hoje na F1:


1950 Nino Farina vencia o GP da Itália
1955 Roy Salvadori vencia a corrida extra-campeonato Daily Telegraph Trophy
1961 Stirling Moss vencia a corrida extra-campeonato Modena Grand Prix