quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Senna campeão 1988. Há exatos 20 anos

É, faz tempo... O leitor com menos de 30 anos de idade provavelmente não se lembra desse dia. Eu lembro. Ah, como eu lembro! A largada ruim, as incríveis primeiras voltas... tudo muito fantástico, parece lenda contando hoje. Parece filme, sei lá...


Senna só precisava vencer naquele dia para ser campeão, e tinha a pole. Parecia que tudo seria simples, até a luz verde. Senna larga (ou tenta) mas o carro falha, quase morre. Bandeiras amarelas são agitadas freneticamente pelos fiscais japoneses, enquanto vários carros passam por Ayrton. Enfim, o carro "decide" largar, mas o jovem piloto brasileiro (até então, uma promessa somente) faz a primeira curva somente em 16º


Lá pela 3ª, 4ª volta Senna já tá em sexto, e ganhando posições. Passa Ferraris, passa Capelli (que com sua pequena March fez talvez a maior corrida de sua vida) e segue rumo a primeira posição, ocupada pelo companheiro de equipe (que se tornaria o grande rival) Alain Prost.
27ª volta, a ultrapassagem. Senna coloca de lado e deixa Prost prá trás. Mais algumas voltas e gotas de chuva para o título. O primeiro de 3. A grande conquista de um garoto, na terra do sol nascente.


20 anos se passaram, e vivemos hoje a mesma expectativa da época. Temos um brasileiro que pode conquistar seu primeiro título nesse domingo. Uma promessa que pode, daqui a 20 anos, virar lenda. Uma corrida que, quem sabe, pode virar "filme" em nossas memórias um dia.






Nenhum comentário: