quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Senna campeão 1988. Há exatos 20 anos

É, faz tempo... O leitor com menos de 30 anos de idade provavelmente não se lembra desse dia. Eu lembro. Ah, como eu lembro! A largada ruim, as incríveis primeiras voltas... tudo muito fantástico, parece lenda contando hoje. Parece filme, sei lá...


Senna só precisava vencer naquele dia para ser campeão, e tinha a pole. Parecia que tudo seria simples, até a luz verde. Senna larga (ou tenta) mas o carro falha, quase morre. Bandeiras amarelas são agitadas freneticamente pelos fiscais japoneses, enquanto vários carros passam por Ayrton. Enfim, o carro "decide" largar, mas o jovem piloto brasileiro (até então, uma promessa somente) faz a primeira curva somente em 16º


Lá pela 3ª, 4ª volta Senna já tá em sexto, e ganhando posições. Passa Ferraris, passa Capelli (que com sua pequena March fez talvez a maior corrida de sua vida) e segue rumo a primeira posição, ocupada pelo companheiro de equipe (que se tornaria o grande rival) Alain Prost.
27ª volta, a ultrapassagem. Senna coloca de lado e deixa Prost prá trás. Mais algumas voltas e gotas de chuva para o título. O primeiro de 3. A grande conquista de um garoto, na terra do sol nascente.


20 anos se passaram, e vivemos hoje a mesma expectativa da época. Temos um brasileiro que pode conquistar seu primeiro título nesse domingo. Uma promessa que pode, daqui a 20 anos, virar lenda. Uma corrida que, quem sabe, pode virar "filme" em nossas memórias um dia.






segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Seria farsa?

Rubens Barrichello está na mídia com relação à sua permanência na F1, ou transferência para a Indy... Mas também pela "lenda" publicada pelo respeitado jornalista Lemyr Martins, que trata da transcrição da conversa de rádio ocorrida na Áustria, antes de Rubens deixar o alemão passar. O papo é entre Rubens, Jean Todt (então chefe de equipe da Ferrari), Karl Scheister , o procurador-chefe da Ferrari e Dona Idely, mãe de Barrichello

Só agora decidi transcrever a conversa aqui, pois até então eu não tinha nenhuma prova, mesmo que pequena, sobre a veracidade do fato. Ocorre que encontrei, no blog do Capelli, uma entrevista com o próprio Lemyr Martins.

Leia abaixo, e conclua por si...


Início da conversa:
Jean Todt: Rubens, você está pilotando muito bem, otimamente, continue com o bom trabalho. Faltam 5 voltas, agora

Barrichello: Obrigado, Jean. O carro está excelente, realmente muito bom hoje. Eu nem sei como agradecer a vocês. Diga a minha mãe que eu vou dar-lhe o melhor Dia das Mães da sua vida.

Jean Todt: É bom ouvir isso, Rubens. Ela está adorando assistir à corrida conosco. Eu irei passar para ela. Ela está muito orgulhosa! Ouça, você se importaria de desacelerar um pouco e deixar Michael ganhar?

Barrichello: Obrigado por dizer a ela, Jean. Ela ficará tão feliz. Vocês são os melhores, simplesmente os melhores! [estática, inteligível]

Jean Todt: Ah, nós também te admiramos, Rubens. Você tem sido de grande ajuda para a equipe. Michael também acha. Faltam 4 voltas agora. Ah, a distância de Michael ainda é de 3 segundos.

Barrichello: Tá bom

Jean Todt: Ah, Rubens, acabamos de falar com Michael novamente. Ele diz que a distância ainda é de 3 segundos.

Barrichello: Que ótimo! Nós teremos 1º e 2º! Obrigado, meu Deus! Incrível! [sons de choro ouvidos pelo rádio]

Jean Todt: Tá bem, Rubens, faltam só 3 voltas agora. Nós precisamos fazer um ajuste na tática, garotão.

Barrichello: [ainda chorando] Claro Jean! O que você disser! Como está o meu combustível?

Jean Todt: Não se preocupe, o combustível é suficiente. Ouça, só uma pequena mudança na tática. Nós queremos que Michael ganhe.

Barrichello: (risos) Não me façam rir, gente, eu quase errei a freada na curva Lauda. Obrigado por quebrar a tensão. Eu aprecio isso. Vocês são os maiores!

Jean Todt: Ah, Rubens. Eu não estou brincando.

Barrichello: [estática, inteligível]

Jean Todt: Você me entende, Rubens?

Barrichello: [mais estática, inteligível]

Jean Todt: Rubens, a gente já passou por essa rotina antes. Não vamos passar por isso novamente.

Barrichello: Sim, entendido. Eu achei que você tivesse me dito para me curvar e assumir a traseira de Michael de novo, seu sapo francês magrelo.

Jean Todt: Rubens, agora não seja assim. Faltam 2 voltas agora, ele está bonito.

Barrichello: Não é justo! Ele já ganhou um zilhão de vezes, e eu só uma vez, e só porque vocês pagaram a Mercedes para usar aquela placa idiota e correr pela pista depois que o garoto Mickey se ferrou.

Jean Todt: Rubens, não tenho idéia do que você está falando. Eu tenho alguém que quer falar com você. É Karl Scheister, o procurador-chefe da nossa corporação.

Karl Scheister: Oi, Rubens. Grande corrida!

Barrichello: Se manda, seu incorporado doente

Karl Scheister: Você está terrível, muito bem! Ouça, eu estou lendo o seu contrato agora Rubens, e eu cito, "considerando a parte primeira" - que é você, por acaso - "deveria ultrapassar o carro principal do grupo da parte segunda" - que somos nós, significando Michael e a Ferrari - "e recusar as ordens da equipe para corrigir a situação, a parte primeira estará sujeita a penalidades, o que inclui a perda total do salário..."

Barrichello: Eu não ligo!

Karl Scheister: "perda de direção..."

Barrichello: Que seja!

Karl Scheister: "...e a transferência de 'Lulu', canina mestiça pertencente à primeira parte e atualmente sob porte da segunda parte, para uma terceira parte inominada permanentemente".

Barrichello: Seus desgraçados!! Eu ainda vou levar essa para casa! Eu mereço essa vitória!!

Jean Todt: Rubens, eu tenho mais alguém que gostaria de conversar com você, falta 1 volta, cara. A pressão do combustível está boa.

VOZ NÃO IDENTIFICADA 4: Rubens?

Barrichello: Mãe?

Dona Idely: Rubens, eu estou com medo. Não consigo enxergar e não sei para onde eles me levaram. Meus pulsos doem! Deus me ajude! [sons abafados]

Barrichello: Mãe? Mãe!! Seus desgraçados!! Seus doentes, doentes desgraçados!!

Jean Todt: Rubens, Michael está perguntando o que está demorando tanto. Falta 1 volta, cara.

Barrichello: Está bem!! Está bem!! Vocês venceram!! Vocês venceram!! Só não machuquem a mamãe. E eu quero a Lulu de volta quando a temporada acabar.

Jean Todt: Sem problemas, cara. O Dia das Mães só ocorre uma vez por ano.

Barrichello: Obrigado Deus... [sons de choro foram ouvidos]

Jean Todt: E um contrato é um contrato.

VOZ NÃO IDENTIFICADA 5: Uhhhhhuuuuu!!!!! Eu ganhei!! Eu ganhei!!

Jean Todt: Grande corrida, Rubens.

Barrichello: Ah, calem a boca, seus tagarelas...

Fim da transmissão.

F1 com Fritas no GP Brasil

Com essa credencial


Tive acesso ao autódromo


Pude acompanhar a chegada do "circo"


E o descarregamento das equipes. Os carros chegam devidamente "embalados" nesses caixotes...


Desculpe, internauta, pela falta de qualidade das fotos, que foram feitas com um celular...

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Motor padrão

Estapafúrdia essa idéia da FIA padronizar os motores de F1 para 2010, com um único fornecedor.

Como ver uma Ferrari na pista sem motor Ferrari?

Imagina (exemplo tolo) se a FORD vence a licitação: Ferrari, apoiada pela Fiat, correndo de motor FORD? Toyota com motor FORD? Renault com motor FORD?

A Toyota já sinalizou: se "vingar" essa idéia, estará fora do mundial.

Isso pode "implodir" a F1...

Rossi é bicampeão

O quinto campeonato KARTEIROS RACING já tem seu campeão. Aliás, bicampeão!

Rafael Rossi ganhou pela sétima vez no ano e, já na décima etapa, sagrou-se campeão pela segunda vez consecutiva. Com 172 pontos conquistados, contra meus 128, Rossi abriu uma vantagem incrível de 44 pontos. Como restam somente 40 pontos em jogo nas próximas duas etapas, comemorou com propriedade.

Rossi chegou aos KARTEIROS RACING já forte, em 2006, cravando dois segundos lugares nas duas primeiras corridas que participou e, já na terceira, venceu pela primeira vez. Naquele ano, mesmo com 3 corridas a menos que os principais competidores, conseguiu ficar em terceiro no campeonato e entrou em 2007 com o pé direito (no fundo!) vencendo a primeira etapa e mostrando a que veio. De lá pra cá, ganhou muitas provas e o merecido bi 2007-2008, quebrando minha hegemonia, já que eu havia faturado os três primeiros canecos do KR.

Rossi tem hoje números invejáveis: passou a ser o maior vencedor da categoria (13 vitórias contra minhas 12) tendo corrido somente 28 corridas (quase uma a cada duas largadas!) e subiu ao pódio 22 vezes.

Para Rossi, as próximas duas provas serão simples treinos para a temporada que se avizinha, enquanto que para Márcio Rocha, Mário e este que vos fala, a disputa do vice continuará dura.

Vamos ver pra quem vai esse caneco de prata!

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Gafes da AFP

A agência mundial AFP tá mal de informação, heim! Eu não sou nenhum catedrático em F1 nem em língua portuguesa, mas nunca cometi erros assim, tudo numa página só...

Aproveitando pra comentar a notícia: acho que não rola. A Ferrari não vai abrir mão de desenvolver motores, por exemplo...

Há 3 corridas desde... quando?

Ferrari e McLaren são as principais da temporada, e do final da década de 80 prá cá tem sido assim: Sempre tem só duas equipes dominando e vez ou outra, uma equipe diferente vence a prova. Ferrari x McLaren, McLaren x Williams, Williams x Benetton...


Ocorre que já tem 3 provas seguidas que nenhuma das duas vence. Deu STR e Renault 2x


A pergunta: desde quando isso não acontecia? Resposta: desde nunca.


Desde que 1988 pra cá, nunca aconteceu das duas principais equipes ficarem sem vitória por 3 GPs seguidos.


Só falta dar BMW na China...

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Esse Lewis...

... Tá me lembrando a época "vaca-loca" do Mansell.

As loucuras dele com Kimi e com Massa no último GP (Fuji) todo mundo viu na TV, e a imprensa toda já mostrou.

O que não apareceu foi ele, logo após a largada, cair da terceira para a sétima posição com um escapadão típico de moleque desesperado.




O vídeo acima mostra 2 dos 3 atos de Lewis e seu ímpeto destruidor, que acabará com sua temporada, se continuar assim: A disputa com Kimi e, ao ser derrotado nessa, a disputa com Alonso, o que o colocou atrás do carro de Felipe, quando completaria o terceiro ato numa tentativa desastrada de ultrapassagem.

Ferrari de hoje

Realmente eu não compreendo a Ferrari...
Pensa comigo: Se o Massa vencer as próximas duas corridas com Lewis em segundo, recupera 4 dos 5 pontos da diferença, e perde o título... Ou seja, se a diferença fosse 4 pontos, Felipe só dependeria dele mesmo (e da perfeição da equipe, lógico...) pra ser campeão.
Conclua: Kimi não tem mais chances de título, e ainda assim chegou à frente do brasileiro, arrancando-lhe um ponto. Aquele ponto do raciocínio anterior.
Alguém comentará aqui: um ponto... o que é um ponto?
Respondo: é a diferença entre o primeiro e o terceiro colocado no mundial 2007... só!
A mesma Ferrari utilizou inversões na era Schumacher no meio da temporada, com o alemão líder, sem ter de descontar diferença alguma... A mesma Ferrari utilizou inversões e tirou uma vitória de um piloto brasileiro no GP Brasil 2007...
Sei lá, num entendo... Acho que estou meio mal humorado hoje, só isso...

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Lápis

A imprensa mundial divulga que a Ferrari decidiu pela volta do "pirulito" pro próximo GP.
Ou seja: Abandonaram o projeto da caneta e usarão o lápis... Afinal, o que são alguns milhares de dólares? O que são alguns pontos pro campeonato, não é mesmo?
Boiou? Veja o tópico anterior, abaixo...