sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Andreas Nikolaus Lauda, tricampeão.

Niki Lauda, o fantástico austríaco sopra 59 velas em seu bolo hoje.

Resumindo sua bela carreira, estreou em 71, venceu a primeira em 74, foi campeão em 75, se acidentou em 76 (há quem diga que seria campeão), voltou a ser campeão em 77, não correu em 80 e 81 e foi tri em 1984...

Em 1975, após cinco vitórias sagrou-se campeão mundial pela primeira vez. Manteve o ritmo competitivo em 1976, mas um acidente em Nurburgring (onde seu carro incendiou-se, e Lauda ficou preso nas ferragens por vários minutos) quase lhe tirou a vida. Um padre chegou a ser chamado ao hospital para lhe dar a extrema unção. Mas apesar de graves queimaduras, que lhe custou partes da orelha direita, Lauda ainda voltaria a correr naquele ano, e só perderia o título mundial nas últimas corridas para o inglês James Hunt. Em 1977 obteve 3 vitórias e recuperou o título mundial.

Ao final daquele ano, abandonaria a Ferrari para juntar-se à Brabham-Alfa Romeo, dirigida por Bernie Ecclestone. A parceria lhe rendeu duas vitórias e alguns pódios em 1978, mas a freqüência de quebras lhe deixou fora da disputa pelo título. Em 1979 marcou apenas quatro pontos. Os maus resultados fizeram Lauda direcionar suas atenções para a companhia aérea que acabara de fundar, e assim deixou a Fórmula 1.

Entretanto, Lauda recebeu convite da McLaren para voltar às pistas em 1982. Após apenas 2 corridas de adaptação, Lauda venceria pela McLaren em Long Beach (vencendo uma segunda prova, o Grande Prêmio da Inglaterra). 1983 foi um ano fraco para Lauda, que terminara o campeonato em décimo lugar na classificação geral. Em 1984 iniciou o ano desacreditado, e seu companheiro de equipe, Alain Prost, era o favorito ao título. Após 5 vitórias (contra 7 de Prost), Lauda seria campeão mundial pela terceira vez com apenas meio ponto de vantagem (Prost marcara apenas metade dos pontos - 4,5 - da vitória do Grande Prêmio de Mônaco, encerrado prematuramente por causa da chuva. Senna chegou em segundo aquele dia).

Trabalhou pela Ferrari nos últimos anos e merece toda a nossa admiração.



Hoje na F1:

1918 nascia George Constantine
1922 nascia Jesus Iglesias
1938 nascia Timmy Mayer
1949 nascia Niki Lauda

Nenhum comentário: