segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

"A" ultrapassagem...

Após ter cravado a pole, eu liderava a segunda etapa dos KARTEIROS RACING, que ocorreu sob vorte chuva no Kartódromo Internacional da Granja Viana. Foi quando rodei sozinho na entrada do mergulho (aquela curva cega em descida, pra esquerda) e perdi a liderança para o Gino Tincani, que estava há uns 2 seg de mim.

"Paciência" pensei, "um segundo lugar nessas condições é lucro." Isso aconteceu faltando umas 4 voltas, o que fez com que eu o perdesse de vista, pois abriu um bocado...

Duas voltas depois, lá está o Gino, no meio da reta oposta, virado na contra mão, "manobrando" o kart com mais 2 retardatários. Virou pro lado certo e saiu, lento, com um retardatário de cada lado, bloqueando os 3 a pista quase toda...

Pensei: "se perder essa chance, perco a corrida..."
Mas a pista estava obstruída... e eu vinha muito mais rápido... cabia meio kart de cada lado da pista, então vi que do lado direito era barro, e do lado esquerdo grama. Escolhi o lado esquerdo (que também era a parte de dentro da próxima curva) e fui.... meti duas rodas na grama e passei os três feito uma bala! Corri pro abraço!

Medalha de ouro no peito, fui descobrir que, ao me ver passando pela direita, com grama e água voando, o retardatário se assustou e tirou o kart pra direita, acertando o Gino, o que gerou um efeito cascata... saíram os 3 rodando novamente!

Loucura! Loucura que deu certo!!! Pra mim ao menos...

Hoje na F1:


1932 nascia Tony Brooks
1944 nascia François Cevert
1955 nascia Alain Prost, o professor
1971 nascia Luca Badoer

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Andreas Nikolaus Lauda, tricampeão.

Niki Lauda, o fantástico austríaco sopra 59 velas em seu bolo hoje.

Resumindo sua bela carreira, estreou em 71, venceu a primeira em 74, foi campeão em 75, se acidentou em 76 (há quem diga que seria campeão), voltou a ser campeão em 77, não correu em 80 e 81 e foi tri em 1984...

Em 1975, após cinco vitórias sagrou-se campeão mundial pela primeira vez. Manteve o ritmo competitivo em 1976, mas um acidente em Nurburgring (onde seu carro incendiou-se, e Lauda ficou preso nas ferragens por vários minutos) quase lhe tirou a vida. Um padre chegou a ser chamado ao hospital para lhe dar a extrema unção. Mas apesar de graves queimaduras, que lhe custou partes da orelha direita, Lauda ainda voltaria a correr naquele ano, e só perderia o título mundial nas últimas corridas para o inglês James Hunt. Em 1977 obteve 3 vitórias e recuperou o título mundial.

Ao final daquele ano, abandonaria a Ferrari para juntar-se à Brabham-Alfa Romeo, dirigida por Bernie Ecclestone. A parceria lhe rendeu duas vitórias e alguns pódios em 1978, mas a freqüência de quebras lhe deixou fora da disputa pelo título. Em 1979 marcou apenas quatro pontos. Os maus resultados fizeram Lauda direcionar suas atenções para a companhia aérea que acabara de fundar, e assim deixou a Fórmula 1.

Entretanto, Lauda recebeu convite da McLaren para voltar às pistas em 1982. Após apenas 2 corridas de adaptação, Lauda venceria pela McLaren em Long Beach (vencendo uma segunda prova, o Grande Prêmio da Inglaterra). 1983 foi um ano fraco para Lauda, que terminara o campeonato em décimo lugar na classificação geral. Em 1984 iniciou o ano desacreditado, e seu companheiro de equipe, Alain Prost, era o favorito ao título. Após 5 vitórias (contra 7 de Prost), Lauda seria campeão mundial pela terceira vez com apenas meio ponto de vantagem (Prost marcara apenas metade dos pontos - 4,5 - da vitória do Grande Prêmio de Mônaco, encerrado prematuramente por causa da chuva. Senna chegou em segundo aquele dia).

Trabalhou pela Ferrari nos últimos anos e merece toda a nossa admiração.



Hoje na F1:

1918 nascia George Constantine
1922 nascia Jesus Iglesias
1938 nascia Timmy Mayer
1949 nascia Niki Lauda

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Barrichello confiante...

Rubinho acha que Ross Brawn era exatamente o que a Honda precisava:


"Eu me sinto muito bem. Tive a honra de trabalhar com Ross Brawn antes e acho que a Honda necessitava de alguém como ele. Será fantástico tê-lo no grupo. Não só por causa da organização, mas eu gosto muito do jeito que ele trabalha. Basicamente ele irá estruturar o time e colocar todos nas posições corretas. Estou ansioso por este ano"


Rubinho ganhou 9 corridas na carreira, com Ross sendo seu chefe. Tomara que realmente as coisas melhorem por lá, pois sou fã declarado desse (ex) moleque...



Hoje na F1:


1913 nascia Roger Laurent

1940 nascia Peter Gethin

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Nomes sinônimos de velocidade

Sempre que falamos em Unser e Penske, sabemos que estamos falando de automobilismo, gasolina na veia.

Hoje em minhas pesquisas pro suplemento "hoje na F1" descobri que Bobby Unser e Roger Penske fazem aniversário hoje, e tiveram passagem pela F1 (mesmo que discreta), apesar de seus nomes estarem mesmo ligados a Indy.

Bobby Unser, vencedor das 500 milhas de Indianápolis por 3 vezes

Roger Penske, sinônimo de chassi campeão em Indy, Nascar, etc...

Detalhe: nos 3 anos em que Bobby Unser correu na Cart, foi pela equipe Penske...


Hoje na F1:

1934 nascia Bobby Unser

1937 nascia Roger Penske

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Herói anônimo

Nos primórdios da F1, quando vencer um grande prêmio era como ter um título e participar de GP era para heróis, existiam pilotos que se inscreviam pelo prazer de acelerar máquinas de grande potência.
Esse é o caso do quase anônimo Giulio Cabianca, italiano que tentou se classificar para o GP de Mônaco de 1958 e participou de 3 GP da Itália (de 58 a 60) sendo que no último chegou em quarto lugar, marcando 3 pontos, pilotando um Cooper T51 pela Scuderia Castellotti.
Com a mesma Cooper, em 1961, testando-a no autódromo de Modena, encontrou a morte de maneira bizarra. Seu carro saiu da pista e avançou a uma rua, onde bateu em um táxi... 3 passageiros do taxi também morreram.
Se vivo, sopraria 85 velas hoje.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Esse alemão...



12 vezes Campeão Brasileiro de Stock Car
Bicampeão Brasileiro de Divisão 3 (cat. 1600)
Campeão Sul-americano de F2
Vice-campeão Sul-americano de Superturismo
Eleito "O Piloto do Século" pela Revista Racing
Vice-campeão Stock Car (2000)
Campeão 2002 - Campeonato Brasileiro de Stock Car V8.
O primeiro a pilotar o novo modelo Mitsubishi Lancer StockCar.
3 corridas na F1, com um 7º lugar em Interlagos, 1977


Soprando 55 velinhas hoje! Parabéns, campeão!




Hoje na F1:


1920 nascia Mike Magill
1953 nascia Ingo Hoffman
1958 nascia Giovanni Lavaggi

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Voltando à ativa

Pessoal,

Pretendo, a partir da segunda quinzena de fevereiro, estar mais presente nesse nosso espaço.

Vamos ver se dou conta, e comentem a valer!!!


Hoje na F1:

1929 nascia Graham Hill
1974 nascia Alexander Wurz
1999 morria Billy Garrett