quarta-feira, 30 de abril de 2008

In memorian

Roland Ratzenberger, Nascido em Salzburg, Áustria, a 4 de Julho de 1960.

Texto do Wikipedia transcrito, entre aspas.

"Antes de correr pela Simtek - uma das equipes da Fórmula 1 em 1994 - o piloto austríaco havia participado de diversas categorias do automobilismo internacional, sobretudo no Japão e na Inglaterra. Sua chance de correr na temporada de 94 previa um contrato de cinco corridas para que ele mostrasse um bom desempenho.

No início da temporada, ele dizia que não iria expôr o carro a acidentes, já que a equipe encontrava-se em sérias restrições orçamentárias. No GP do Brasil, não conseguiu se classificar; em Aida, no Japão, largou em 22º e chegou em 11º. Nos treinos livres para o GP de San Marino, Ratzenberger fazia uma tentativa de classificação quando, ao final da curva Tamburello, a asa dianteira do Simtek soltou-se e o piloto, sem controle do carro, chocou-se violentamente contra o muro na curva Villeneuve, a 308 Km/h.

Ratzenberger teve fraturas múltiplas no crânio e no pescoço. Logo após o acidente, uma tentativa de reanimação cardíaca foi feita na própria pista. Mas o pior não pôde ser evitado: sua morte foi anunciada oito minutos após o piloto ter dado entrada no Hospital Maggiore de Bologna. Após o acidente, a Simtek anunciou que não iria se retirar da corrida, alegando que Roland gostaria que David Brabham, seu companheiro de equipe, participasse da corrida. Andrea Montermini, piloto de testes da Simtek, ocupou o lugar do austríaco.

As investigações do acidente geraram grande controvérsia. A discussão se concentra na determinação da hora e local da morte de Ratzenberger. Os organizadores da corrida e da FIA alegam que ele foi levado ainda com vida a Bolonha enquanto os investigadores alegam que ele teve morte instantânea ou, no mínimo, ainda dentro do circuito de Ímola. Segundo as leis italianas, se um esportista morrer durante um evento esportivo, o evento deve ser cancelado e todo o complexo desportivo colocado à disposição dos peritos até o final da investigação que pode durar meses ou anos. Se isso tivesse acontecido, a morte de Ayrton Senna teria sido evitada.

Por outro lado, as autoridades afirmam que tanto a FIA como a organização da prova tratou de retardar o anúncio da morte para evitar o cancelamento do evento e o consequente prejuízo que isso iria causar. No dia seguinte, o acidente que tirou a vida de Senna seria tratado da mesma forma."


Ou seja, há muito tempo, mais de 14 anos, o que manda no esporte em geral é a grana, e não a vontade de vencer ou competir...

Volto dia 2, pois me recuso a escrever algo sobre F1 no dia primeiro de maio.







Hoje na F1:

1994, morria Roland Ratzenberger em treinos para o GP de San Marino.

1995, Damon Hill vencia o GP de San Marino

3 comentários:

Loucos por F-1 disse...

Foi um final de semana triste esse de 1994.
Triste para o automobilismo no gera e para nós brasileiros principalmente.

Abraços!

Leandro Montianele

F1 NA GERAL disse...

Infelizmente como tudo no mundo o que manda é o dinheiro. Na F1, por mais apaixonados que somos, isso também acontece. É triste mais é verdade.

Blog F1 Grand Prix disse...

Muito bom o vídeo, Adalberto! Eu nunca tinha visto a maioria das imagens...

A história do Ratzenberger é muito triste. Quando ele conseguiu realizar o sonho dele, depois de tanta batalha, veio aquele acidente em Imola...

Grande abraço!

Gustavo Coelho