quinta-feira, 10 de julho de 2008

A estréia na F1

Nessa parte da biografia, Rubens conta as sensações de acelerar um F1 pela primeira vez.

Meu primeiro GP foi o Grande Prêmio da África do Sul em Kyalami no dia 14 de março de 1993. Larguei em 14º, mas infelizmente aquela Jordan não me ajudava muito e ela quebrou. Mas eu nem liguei, pois era somente meu primeiro Grande Prêmio. Mais uma vez tive que aprender muito. Ainda vivenciava tempos relativamente tranqüilos, pois meu grande herói, Ayrton Senna, era quem segurava a maior pressão. Meu único objetivo para aquela temporada era conseguir marcar pontos. Fiz grandes corridas, como a de Donigton, embaixo de muita chuva, mas a duas voltas do final e em uma brilhante segunda colocação o Jordan quebrou mais uma vez. Naquela temporada foram oito quebras em 16 corridas, porém eu provava a cada prova que tinha um grande futuro. E no dia 24 de outubro de 1993, no Grande Premio do Japão, marquei meus primeiros dois pontos. Muitos foram os pilotos que passaram pela Fórmula 1 e nunca conseguiram marcar pontos e eu, já na minha primeira temporada, tinha conseguido marcar 2 pontos. Tinha agora meu segundo grande objetivo, conquistar meu primeiro podium.

E assim comecei 1994. Mal poderia imaginar que mais uma vez tudo aconteceria muito rápido e logo na segunda prova da temporada, na minha 18º prova, no dia 17 de abril de 1994, cheguei em terceiro. Já naquela época a vida queria que eu me acostumasse com minha grande luta dos últimos anos: disputar posições com Michael Schumacher. Ele ganhara a mesmo corrida e assim assumia a liderança do campeonato com nada menos que eu mesmo em segundo. Mas o mais importante daquele dia foi poder ver nos olhos do Ayrton, quando veio me cumprimentar, que nem ele mesmo teria feito melhor naquelas condições. Foi muito melhor que o próprio podium.

Nenhum comentário: